Tri Champ

Possuímos ampla experiência e conhecimento no desenvolvimento de moldes, que envolvem diversos fatores e critérios em seu processo de engenharia, assegurada por uma infra-estrutura adequada, para desenvolvimento dos mesmos.

Consulte-nos e solicite um orçamento.

O Anel de Vedação Tri Clamp (TC)  é usado em conexões que levam o mesmo nome (Tri-Clamp) para tubulações sanitárias padrão OD, em processos de indústrias alimentícias, indústrias de laticínios, indústrias de bebidas, indústrias farmacêuticas, entre outras. Podendo ser produzido em uma ampla variedade de elastômeros, durezas e cores.

Baseado na norma ISO 2852, é atualmente um dos modelos mais utilizados na indústria nacional. O Anel de Vedação Tri Clamp (TC) é um, dos vários, tipos de anel vedador sanitário, que possui como diferencial, a instalação e desmontagem simples e fácil, além de ser uma peça prática para limpeza.

Muitas empresas usam o Anel de Vedação Tri Clamp (TC) como base para desenvolvimento de vedações específicas. Desta forma, podemos dizer que os anéis fabricados e comercializados pela Rener Prene, até a medida de 6″ (6 polegadas) são anéis 100% normativos, as medidas superiores a 6″ podem sofrer mudanças de acordo com cada fabricante, e podem ser feitos sob medida, seguindo as especificações de cada um de nossos clientes.

Anel de Vedação Tri Clamp (TC) pode ser aplicado em tampas de flanges, tampas de válvulas, hastes de cilindro, comandos pneumáticos e hidráulicos, entre outras aplicações.

VARIAÇÕES

O Anel de Vedação Tri Clamp (TC), possui uma grade bem ampla de variação, em seu desenho normativo e comercial, vamos listar algumas delas, que são mais comuns:

COM ABA ou SEM ABA

A primeira variação mais comum no Anel de Vedação Tri Clamp (TC) é a utilização ou não de uma aba lateral. Ela é normalmente indicada em sistemas, onde a manutenção da tubulação com a conexão “Tri Clamp”, são frequentemente desconectados. Pode se dizer que a principal função desta “ABA” na conexão é garantir uma fixação momentânea do anel na cavidade para que o operador possa manusear os outros itens da conexão sem que vedação caia. Veja como ilustram a imagens a seguir. Sendo assim um anel COM ABA funciona em uma conexão onde estava sendo utilizado um anel SEM ABA normalmente, com exceção de algumas medidas que vamos falar mais para frente.

  • – TC com ABA (padrão)
  • – TC sem ABA

COM ABA E MALHA ou SEM ABA E MALHA

 

Outra variação comum no Anel de Vedação Tri Clamp (TC) é a utilização de malha de filtragem em INOX, estas malhas  podem ser fornecidas em diferentes tamanhos (Micra) de partículas que vão de 9 Micra à 1.500 Micra com malhas de 20 à 2.300 Mesh. Além disso os nossos anéis são fabricados com um sistema de reaproveitamento ou limpeza específica da malha, de uma forma que permite fazer a substituição da vedação limpeza e reutilização da malha.

 

  • – TC com ABA com MALHA
  • – TC sem ABA com MALHA

MEDIDAS DIFERENTES COM MESMO TAMANHO

 

Outra dúvida que surge com frequência e é bem comum no Anel de Vedação Tri Clamp (TC) é semelhança entre os TC´s de 1″ (uma polegada) e de 1 ½” (uma  polegada e meia), algumas vezes a dúvida é até na questão comercial já que por utilizar mais material o TC 1″ é mais caro que o TC de 1 ½”. Este anel tem normativamente a mesma medida externa, mesma altura, mesma distância do semi-oring a única diferença esta na medida interna do anel que é o equivalente a medida normativa de 1″ ou de 1 ½”.

 

  • – TC com ABA de 1″
  • – TC com ABA de 1 ½”

A mesma situação acontece com os TC´s de ½” e  ¾”

 

  • – TC com ABA de ½”
  • – TC com ABA de ¾”

DIFERENÇAS DAS MENORES MEDIDAS

 

E aproveitando que já estamos falando do Anel TC ½” e Anel TC ¾” eles tem uma diferença na utilização comercial. Como mencionamos antes, os anéis COM ABA e SEM ABA tem a mesma função e servem da mesma forma na conexão de inox, é apenas uma questão de facilidade de trabalho.

 

Porém a história muda quando falamos dos anéis TC ½” e TC ¾” já que o tipo de conexão também muda. Então precisamos ficar atentos a qual é o tipo da conexão em uso para poder saber qual vedação usar. Nossa recomendação é de que nunca utilize uma vedação de TC ½” e TC ¾” SEM ABA em uma conexão TC ½” e TC ¾” COM ABA e vice versa, pois ela pode comprometer o fechamento da conexão, além de gerar um problema de sanitização no espaço que fica sem apoio do inox. Como ilustra a imagem a seguir:

  • – TC sem ABA de ½”
  • – TC sem ABA de ¾”
  • – TC com ABA de ½”
  • – TC com ABA de ¾”
  • Os Anéis de Vedação SMS estão disponíveis em todos os tipos de materiais e cores, incluindo:
    NBR (Nitrilica, Buna-N) PRETA
    EPDM AZUL / PRETA
    Fluorelastômero (Viton, FKM) MARROM / PRETA
    SILICONE VERMELHO / CRISTAL
    PTFE (Telfon) BRANCA

     

    Características:
    Tamanhos Disponíveis: ½”, ¾” 1”, 1¼, 1½”, 2”, 2½”, 3”, 4”, 5”, 6”, 8″, 10″ e 12″
    Material: NBR, EPDM, Silicone, Viton e Teflon
    Nível de Segurança do Elastômero: Grau Alimentício (FDA 21 SFR1772600)
    Norma: ISO 285