renerprene.com.br

O que é aplicação da borracha?

O que é aplicação da borracha?

O que é aplicação da borracha?

Descubra o que é a aplicação da borracha, seus principais tipos e onde cada um deles é mais bem utilizado.

Seja na aplicação da vedação em borracha ou em uma infinidade de outras peças, é importante ressaltar a versatilidade do produto e como ele é  fundamental em uma infinidade de processos cotidianos. Aliás, é impossível pensar numa indústria sem pensar na borracha, afinal, ela está presente não apenas na fabricação de componentes, como também em seus equipamentos. 

No artigo de hoje, conheça mais sobre a utilização da borracha, seus principais tipos e como cada um deles é melhor aplicado. Vamos lá?

Afinal, o que é aplicação da borracha?

Aplicação é uma palavra derivada do latim “applicatĭo” e faz referência à ação ou efeito de colocar uma coisa sobre outra, bem como “utilização” ou “emprego”. Dessa forma, quando falamos sobre aplicação da borracha, nos referimos às possibilidades de utilização. Não apenas em indústrias, mas artigos diversos, como capas de celulares e vedações, a exemplo das usadas em panelas de pressão.

O sistema de aplicação da vedação em borracha é um bom exemplo da presença do produto em processos que, muitas vezes, são imperceptíveis. Inegavelmente, esse sistema é muito importante em diversos setores de produção. O uso dos elastômeros tem forte impacto na segurança e qualidade de produtos, serviços e processos industriais.

Agora, vamos ver alguns exemplos da aplicação dos elastômeros:  

  • Borracha magnética muito eficaz para que no envase de bebidas, caso haja algum resíduo de borracha seja identificado pelo escâner;
  • Vedação contra sujeira e poeira vindas do ambiente externo;
  • Em linhas de jateamento e pintura, para proteger pequenos espaços na estrutura das peças (essas vedações são conhecidas na manutenção como batoque).

Aplicação da borracha: principais tipos de elastômeros

Primeiramente, esclareço que a vedação precisa ser preparada considerando as necessidades de cada segmento. Em outras palavras, a aplicação dos elastômeros precisa ser específica para cada uso. Então, vamos ver os principais tipos de borrachas e suas respectivas aplicações?

  1. Borracha Nitrílica (NBR)

A borracha nitrílica possui excelentes propriedades de vedação, assim sendo bastante utilizada na fabricação de vedantes diversos, como os usados em laticínios, cervejarias e vinícolas. Ela, com toda certeza, é a melhor opção para aplicações onde é necessária a resistência a substâncias corrosivas, como óleo e alguns solventes.

  1. Borracha fluorada (FPM)

Esse elastômero é o mais resistente que existe, sendo assim, se mantém estável diante de temperaturas e substâncias agressivas. Por ser bastante durável, não há a necessidade de trocas constantes, por isso é importante optar por marcas de confiança e qualidade.  Podemos encontrá-lo em itens sanitários, assim como em indústrias vinícolas, cervejeiras e laticínios.

  1. Borracha Etileno/Propileno (EPM e EPDM)

Suporta bem o calor, baixa temperatura, alta pressão, envelhecimento e altas cargas de óleo, sendo também um excelente isolante elétrico. A aplicação da vedação dessa borracha pode ser vista em indústrias de laticínios, vinícolas.

  1. Borracha de silicone

A borracha de silicone é utilizada em diversos setores industriais. É um tipo de borracha atóxica, flexível, resistente e que possibilita um excepcional isolamento elétrico, portanto bastante usada em indústrias de jateamentos e pinturas

Não esqueça…

Um sistema de aplicação de vedação de borracha seguro e que atue de maneira eficiente, não só evita falhas, como é fundamental para o bom funcionamento de todo tipo de equipamento. 

A RENER PRENE é especializada em vedações em borracha para diversos segmentos industriais, como jateamento e pintura, laticínios, cervejeiros e vinícolas.

Aqui nós te orientamos a escolher a aplicação certa para o que você precisa, com qualidade, durabilidade e resistência necessárias.

Precisando de ajuda para escolher a melhor aplicação da vedação em borracha?  Entre em contato conosco!

Telefones: (11) 2334-2422

WhatsApp: (11) 98181.3712 (Comercial)

Email: vendas@renerprene.com.br

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Em que podemos te ajudar?